Existe muita confusão em relação a isto. Alguns cientistas teimam em dizer que os estudos mostram que a Homeopatia não funciona, outros afirmam que ela é efetiva, e a grande maioria daqueles que se tratam com Homeopatia, a defendem ardorosamente. Como pode um sistema médico sobreviver 220 anos sob ataques constantes da ciência dita “oficial” e não ser efetivo? Ora, se a Homeopatia está aí até hoje, há que existir um motivo…
O que ocorre é que a Homeopatia existe em um paradigma de saúde – doença – tratamento diferente ao da biomedicina (como chamaremos a alopatia, ou o emprego dos medicamentos químicos). Estes conceitos foram brilhantemente dissecados pela Prof. Madel T. Luz (UERJ), que cunhou o termo Racionalidades Médicas. Segundo Madel, você não pode nunca avaliar a Homeopatia sob o enfoque biomédico, porque são racionalidades diferentes. Se você faz isso, não chegará a resultados bons. Agora, se você estuda a Homeopatia, respeitando sua racionalidade, então, os resultados serão favoráveis.
O que ocorre nessas publicações que tentam desacreditar a Homeopatia é exatamente isto, utilizam a racionalidade biomédica para avaliar a racionalidade homeopática. Não dá certo. Claro que não. Para ficar claro, na Homeopatia, o tratamento será SEMPRE individualizado. O médico homeopata sempre buscará uma medicação que vai tratar o indivíduo como um todo, e não apenas uma doença. Então, na Homeopatia, se eu tratar cinco pessoas com enxaqueca, ou depressão, muito provavelmente usarei 5 remédios diferentes, cada uma receberá um medicamento mais semelhante à sua personalidade e sintomas. O que ocorre na biomedicina é o oposto, vamos bucar um tratamento que encaixe todas as pessoas nele. Os trabalhos científicos têm se baseado nisto, testar uma medicação em determinada patologia e ver se ela é eficaz ou não. Não leva em consideração a individualidade da pessoa, sua personalidade ou contexto em que vive (nesse aspecto, a Medicina de Família e Comunidade e a Atenção Primária se aproximam da Homeopatia). Ora, como vimos, isso foge totalmente ao pardigma homeopático! Usar uma medicação para tratar determinada patologia em várias pessoas. Não funciona! Em Homeopatia, temos que individualizar. Nos trabalhos científicos em que isso é respeitado, os resultados são favoráveis à Homeopatia.
Resumindo, convido todos a entenderem a Homeopatia como um método diferente de compreender o processo saúde-doença-cura, e sem dúvida alguma, ela é uma opção eficaz para a conquista da saúde integral do indivíduo!
Convido a todos, ainda, a lerem o trabalho de Madel T. Luz, verdadeiro marco no entendimento das práticas integrativas e complementares. E a experimentarem o tratamento homeopático bem feito. Lembro que a Homeopatia também existe na veterinária, na agronomia e na odontologia. Deixo aqui o telefone da Associação Médica Homeopática de MInas Gerais (AMHMG) para quem desejar saber mais. (31) 3446-0087 e acessem o site www.amhmg.org ou da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), www.amhb.org.br