Homeopatia confirmada como eficaz e custo-efetiva pelo governo suíço

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dr. Dana Ullman

Só não vê, quem não quer ver. Homeopatia é eficaz e eficiente. É humana e usa tecnologia desarmada, isto é, depende de pessoas e não de aparelhos tecnológicos, assim como a Atenção Primária da saúde. Seu uso reduz o gasto com medicamentos, internações e reabilitações. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares completa 10 anos. Já passou da hora do Ministério da Saúde tomar atitudes efetivas!

Recebi agora há pouco um mailing da Foundation for Homeopathic Education and Research que traz uma excelente notícia. O conhecido médico homeopata norte-americano Dana Ullman recém publicou no site de notícias The Huffington Post um artigo em que relata que o governo da Suiça declarou que a Homeopatia não só é eficaz clinicamente como também é positivamente efetiva no custo-benefício para os sistemas de saúde.

Segundo Ullman em um artigo publicado anteriormente, o governo suíço havia conduzido uma ampla pesquisa terminada em 2006, cujos resultados foram compilados e publicados no final de 2011, que indicava a alta efetividade do tratamento homeopático, sugerindo que o mesmo induz efeitos regulatórios em células e organismos vivos e especialmente em patologias do trato respiratório superior (24 de 29 estudos), sem apresentar os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais :

Após avaliação de estudos pré-clínicos básicos e estudos clínicos de alta qualidade, o relatório suiço afirma que as altas potências homeopáticas parecem induzir efeitos regulatórios (efeitos normalizadores ou equilibradores) e mudanças específicas em células e organismos vivos (…) O relatório suíço encontrou particularmente um forte conjunto de evidências que confirmam o tratamento homeopático [nas patologias do] Trato Respiratório Superior e nas Alergias Respiratórias. O relatório cita 29 estudos sobre “Infecções do Trato Respiratório Superior/Reações Alérgicas” dos quais 24 apresentaram resultados positivos para a Homeopatia. Além disso, 6 de 7 estudos controlados que comparam o tratamento homeopático com o convencional mostram a Homeopatia como mais efetiva (e um outro a mostra como equivalente). Todos os resultados com o tratamento homeopático se apresentaram sem os efeitos colaterais comuns ao tratamento com drogas convencionais. Avaliando-se apenas os ensaios placebo-controlados e ramdomizados, 12 de 16 estudos mostraram resultados favoráveis à Homeopatia. 

Ullman também constata que o relatório aponta uma redução em torno de 15% no custo total de um tratamento homeopático comparado ao convencional, com um grau de satisfação completa com o tratamento 10% maior (53% vs 43%); e ainda que 2/3 da população suiça votou a favor da manutenção das CAM (Complementary and Alternative Medicines –  medicinas complementares  tais como Homeopatia, Acupuntura, Antroposofia) no sistema público de saúde daquele país, sendo que aproximadamente 57% da população faz uso das mesmas e em torno de 40% dos médicos suiços as praticam, além de que 62% da classe médica manifesta-se a seu favor. Seguem os links das matérias:

– Homeopathy Vindicated as Cost-Effective by Swiss Government

– The Swiss Government’s Remarkable Report on Homeopathic Medicine

Posts recentes